quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Preconceito - Social

Exemplos: "É pobre, é burro”.
                “É rico, é esnobe”.

Vou contar uma história de um personagem chamado João, que é de classe média. João sempre foi um cara alegre e divertido, e com poucos amigos, porque ele escolhia a dedo. Não tinha amigo muito rico porque achava eles muito metidos e de vida ganha, não tinha amigos pobres porque não queria ser visto com alguém que não se vista ou fale bem, e que devia ser burro.
Se você se adequa ao perfil de João, cuidado você pode estar perdendo oportunidades de conhecer pessoas, e pode até estar deixando alguém infeliz, ou se não é que não deixou.
Ah, e não pense que se você gosta dos ricos porque eles são ricos vai se safar dessa, porque é a mesma coisa. Quando você cria opiniões adversas de uma pessoa por seu status social, está cometendo um grande erro, pois aquele rico esnobe pode ser a pessoa mais humilde e trabalhadora que você já conheceu (e aquele rico legal pode ser o mais fútil de todos), e aquele pobre burro pode ser a pessoa mais divertida e companheira que você já conheceu.

  

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Preconceito - Racial

Exemplos: "Os índios em geral são improdutivos e preguiçosos".
                ”Gente negra não se comporta educadamente”.

Basicamente o preconceito racial é o mais visível na sociedade atual, sendo o mais cruel e mais adotado. Não acredita? Faça um teste então, tente contar quantos negros e brancos aparecem durante 1 minuto na sua televisão, e no final desse 1 minuto, compare os dados que você colheu.
A mudança de cor de pele foi só uma forma das pessoas que viviam em áreas com intenso ou baixo contato com a luz solar se adaptarem. Talvez seja difícil pra você aceitar, mas a pessoa de cor negra (ou qualquer outra) é igual a você, e feita pelo mesmo criador. Um dia você vai saber...
Se tratando de cultura, você também pode estar errado em discriminar, porque por mais que uma cultura seja interpretada como imoral (ou qualquer outro defeito), você não pode desrespeitar ou generalizar um grupo de pessoas de cor diferente.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Preconceito - Geral

O preconceito geralmente mostra uma forma de autoritarismo social de uma sociedade doente. Normalmente ele é causado pela ignorância, isto é, o não conhecimento do outro que é diferente. O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência. Estas atitudes vêm acompanhadas por teorias justificativas idiotas. Então vou fazer uma série de tópicos sobre os tipos de preconceito pra você entender melhor, e talvez até se curar de um deles.