sábado, 30 de outubro de 2010

Consumismo

O consumismo é um mal caracterizado pela busca incessante de se comprar bens materiais novos sem a necessidade suficiente. No sistema em que vivemos, para a economia “girar” foi-se criada uma mentalidade de quanto mais você puder consumir, mais você estará perto da valorização, prestígio, bem-estar, enfim, felicidade (já que na atualidade as pessoas são avaliadas pelo que possuem e não pelo que são). 
Uma pessoa pode ser considerada consumista quando dá preferência ao shopping a qualquer outro tipo de passeio, faz compras até que todo o limite de crédito que possui exceda, deixa de usar objetos comprados há algum tempo, não consegue sair do shopping sem comprar algo, se sente mal quando alguém usa um objeto mais moderno que o seu, etc.
Eu sei que você pode ler isso sem se identificar, mas por favor, caso você se identifique mas seu orgulho não deixa, pense bem e mude de atitude

Saiba também que você está sendo usado(a) para fortalecer um sistema que só quer te usar até te engolir. Eles usam sua fragilidade mais íntima para se enriquecer, é um dos motivos pelos quais o sexo feminino é mais propenso à compulsão. Para a psicanálise, o marketing interfere na diferenciação do que se deve ou não comprar, tornando assim as pessoas incessante-mente descontentes buscando nas compras algo que as conforte. Essa compulsão leva as pessoas a desprezarem seus valores e sua situação financeira e as mantêm em estado de fascínio e até de hipnose. Muitas pessoas desprezam as outras devido às más condições financeiras, sendo que isso não nos diferencia como seres humanos!
Então para de viver num mundo em que os fatores externos das pessoas é o que realmente importa, se liberta, seja REALMENTE feliz!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A verdade oculta


"A gente se gosta tanto e não pode se ver
Porque sua família é temente a Deus
Como assim, "temer a Deus"?
Por que eu não posso amar você?
Como é que eu devo ter medo do que é só amor?
Perceba a cumplicidade entre espinho e flor
Quem não julga o desigual, nada vai discriminar
Se tudo é divino, tudo em Deus tem seu lugar
Se um E.T. e um Orixá
Nos juntaram pra gente se amar
Onde anjos querubins
Te pediram pra cuidar de mim
Tudo em Deus tem seu lugar
Me enviaram para ser feliz
Se você ainda não vê
Já fizeram o mesmo com você...
A gente cresceu ouvindo estórias demais
Para enraizar a culpa em cada um de nós
Ainda tem gente a dizer que é pecado ter prazer
Repara, no mundo afora, nas mil faces de Deus
Pois muita verdade oculta ainda está por vir
Quando estou junto de ti, esse amor faz ecoar
Nos seres evoluídos, no Tibet, no Gantois
Um deus menino nascido na Galiléia
Polêmico pro seu tempo
Falou de liberdadeamor e compaixão
seres de luz e humanos de outras estrelas
Inspiram novas idéias por nossa evolução
Um príncipe hindu
Renuncia ao próprio trono
Partindo pra ver o mundo
Encontra no equilíbrio a iluminação
Vênus e Oxum
Afrodite,. Ísis e Alá...
Tudo em nós tem o seu lugar
De Maria ao Alcorão
Oxaguiã
Menino oxalá, me guia
Não deixa eu marcar a bobeira
De não comemorar o que é pra festejar
OXaguiã
Visita outros planetas
Trabalha com Ashtar Sheran em nosso DNA"
(Jorge Vercilo)
Queria Falar hoje sobre religião e seus conflitos na sociedade.
Mas resolvi somente colocar essa letra, justamente para não causar polêmica, afinal, é uma assunto tão frágil pra tantas pessoas...

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A tela da manipulação



Você é influenciado pela TV?

A maioria de vocês vão ter dúvidas, mas vão com certeza  responder que seus princípios não são alterados pela TV, ou seja, as informações que recebem desse meio de comunicação não influenciam suas ações, mas sabemos que essa não é a verdade.
Assim como outros meios de comunicação de massa, a TV é uma grande formadora de opinião e, infelizmente, por algumas vezes essa age como manipuladora da massa. E as principais vítimas dessa manipulação estão concentradas nas camadas sociais menos favorecidas e, consequentemente, menor nível de escolaridade.
Vou exemplificar aqui um fator muito interessante. Por acaso se você morrer, vai querer ficar sentado no cemitério esperando alguém chegar para dar um susto? Mas é claro que não, independente de sua religião, você vai querer descansar até quando puder. Pois é, a TV criou com seus filmes, programas etc, uma cultura de que não se deve visitar o cemitério à noite porque você pode ser surpreendido por um fantasma, ou sei lá o que (o que até seria legal porque eu reencontraria meu avô e avó). Mas nada disso faz sentido, e você que antes tinha medo de cemitério, há de concordar que isso é uma tremenda babaquice.

Aproveito para refazer a pergunta:

Você é influenciado pela TV?

Infelizmente existe uma nova forma de jornalismo acontecendo no Brasil, que utiliza o sensacionalismo e a atitude explosiva dos seus apresentadores como forma de atração, já não mais noticiando apenas, mas também opinando e criticando. Uma forma de jornalismo que se auto-define como “verdade absoluta”, que cavalga no lombo das tragédias em busca de mais um ponto na audiência.
Além do exemplo de programas que não tem um objetivo concreto à não ser ganhar audiência esse é o que mais me surpreende: O jornalismo deve ser isento de valores e opinião.
Toda vez que emitimos opinião, nas entrelinhas queremos adesão do maior número de pessoas à nossa forma de pensar. Mas será que estou com a razão? É arriscado e tolo opinar em público.
De todo o público que dedica parte do seu tempo em frente à esse meio de comunicação, quantos têm condições de filtrar o que assiste, separando o que é informação do que é lixo e delas fazer bom uso?
Por mais assustador que pareça, a TV tem exercido um papel ativo na sociedade, elegendo alguns, derrubando outros, motivando a sociedade a se movimentar ou mesmo estagnando-a.
Agora, cabe a nós olharmos esse meio de comunicação com um olhar mais crítico, tendo sempre em mente que a TV não é dona da verdade absoluta, nem tampouco é passiva como alguns pensam, pois manipula as informações conforme suas necessidades e interesses tão somente.


Busque o conhecimento e a sabedoria pois “O conhecimento da verdade trás libertação”




sexta-feira, 8 de outubro de 2010

América

O que você pensa quando ouve ou lê a palavra América?
Em um continente dividido em 3 áreas, ou na principal potência mundial?
Independente da sua resposta, saiba que os Estados Unidos em sua história usou de estratégias injustas para imperar em toda a América. O mais engraçado é que eles passaram à chamar agente de latino americanos... Sendo que nós somos americanos também! Além disso, existem várias outras provas de que eles ainda interferem em nossa vida sem agente perceber. Mas eu não quero dizer para agente se revoltar contra todos os cidadãos NORTE-AMERICANOS, parando de usar seus produtos, de ouvir suas músicas (que sinceramente, prefiro de ouvir), de ver seus filmes e de odiá-los pelo o que eles fizeram e fazem para imperar no mundo. Só quero que você reconheça que lá não é o paraíso como muitas pessoas pensam, lá não é tão fácil ter uma vida melhor e lá não é o lugar digno para nossos sonhos. Cuidado, você em algum momento pode esquecer que está no Brasil, e não aproveitar a qualidades de nosso país (e eu conheço pessoas assim).


Acho que o pensamento de arrependimento e humildade de todos os norte-americanos seria uma boa solução para os principais problemas do mundo...


"Deus abençoe a todos nós
Somos um povo corrompido vivendo sob arma carregada
E não podemos ser combatidos
Não podemos ser superados
Não podemos ser dominados
Não podemos ser vencidos
Quando eu fechar meus olhos esta noite
Para sinfonias de luzes ofuscantes

Como lembranças em uma decadência fria
Transmissões ecoando longe
Longe do mundo de você e eu
Onde os oceanos sangram em direção ao céu

Deus salve a todos nós
Quando queimarmos dentro do fogo de mil sóis
Pelos pecados da nossa mão
Os pecados da nossa língua
Os pecados dos nossos pais
Os pecados dos nossos jovens"





OBS.: Não estou sendo contraditório, porque no meu post de baixo digo sim que deveria sermos todos unidos, mas, infelizmente, é só o que eu quero, não a realidade...

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Onde nascemos

No mundo em que vivemos, o nosso planeta é dividido em regiões. E as pessoas devem amar o nome da região onde nasce, defender essa região, lutar para que ela seja a melhor! Mas ninguém vê que a maior hipocrisia do mundo é essa, porque onde nascemos não nos diferencia como pessoas. Repetindo: como pessoas !

Eu acho patético que muitas guerras foram travadas para defender uma divisão imaginária.
Mas não pense que eu acho errado dividir o mundo e que  eu quero que seja uma coisa só, uma organização só. Eu gostaria de que toda a hipocrisia fosse jogada no lixo, que o imperialismo de uns, seja repensado e que todos os países atuassem unidos. Que viver ali ou aqui não importasse de verdade, que a sociedade parasse de classificar seres humanos por fatores sem base.

E até o capitalismo, com seus defeitos, poderia reinar, mas para organizar a sociedade, não diferenciá-la.
Que as pessoas tenham direito de conhecer o mundo, não ficar presa em uma divisão imaginária. Que as pessoas não tenham que ser prejulgadas por sua cor, e por isso se auto-condenar à ficar só em uma determinada região.
Mas para imaginar isso tudo, não pense no mundo de agora, pense em um mundo unificado e estabilizado. Que as diferenças sociais dos países não fossem tão grandes, porque quando um país se destacasse muito, ele abriria mão de parte de sua riqueza para ajudar outras nações. Eu sei que é muita viagem, mas é esse mundo que eu quero viver.


Imagine (John Lennon)
Imagine não haver o paraíso
É fácil se você tentar
Nem inferno abaixo de nós
Acima de nós, só o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje
Imagine que não há nenhum país
Não é difícil imaginar
Nenhum motivo para matar ou morrer
E nem religião, também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz
Você pode dizer que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia você junte-se a nós
E o mundo viverá como um só
Imagine que não ha posses
Eu me pergunto se você pode
Sem a necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade dos homens
Imagine todas as pessoas
Partilhando todo o mundo






Ainda não vê meu ponto de vista? Ainda acha certo a luta de alguns países para se enriquecer? Acorda!

sábado, 2 de outubro de 2010

Rede Social

Você já se perguntou, quem inventou tudo isso? Quem teve essas idéias de deixar a Internet mais social que nunca? Já se perguntou qual é a história dos criadores de Orkut, Twitter, FaceBook e até mesmo o Blogger?
Não sei as respostas de todas essas perguntas, mas Rede Social, novo filme com direção de David Fincher (O Curioso Caso de Benjamin Button), mostra a história da criação do Facebook, uma das redes sociais mais conhecidas do mundo.
O elenco, que conta com Justin Timberlake (Alpha Dog), Rashida Jones (Eu te Amo, Cara), Andrew Garfield (Leões e Cordeiros) e Jesse Eisenberg (Férias Frustradas de Verão).
Eisenberg interpretará Mark Zuckerberg, de 22 anos, o fundador da rede social. O cantor e ator Timberlake será Sean Parker, co-fundador do Napster – programa de troca de arquivos que revolucionou o mercado musical no início dos anos 2000 – e presidente do Facebook. Garfield interpretará o brasileiro Eduardo Saverin, cofundador do Facebook, que acabou brigando com Zuckerberg quando a rede social se tornou um sucesso financeiro.
A Rede Social chegará aos cinemas em 10 de dezembro deste ano.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Criticar ou não criticar? Eis a questão!

Uma vez me disseram que eu era um grande crítico. O mais engraçado é que para pessoa, aquilo era um insulto, mas pra mim foi um elogio.
Pra você que acha que é um insulto, leia isso atentamente: A crítica é a forma de mostrar que algo tem defeitos como a vida, pessoas, projetos etc. E se você se priva de criticar as coisas verbalmente e abertamente, significa que você considera sua vida e as pessoas perfeitas, e isso é muito ruim, porque ninguém é perfeito!
Então imagine um mundo sem críticas, sendo tudo "consideravelmente" perfeito. As pessoas além de ter um ego gigantesco por se acharem perfeitas, não iam se importar com as outras. Milhares de pessoas ficariam na miséria, e gostando disso.
Não sei quanto à você mas esse não é o mundo que eu quero viver.
Então critique, o que achar errado, não tenha medo das pessoas te acharem chato(a). E as pessoas criticadas, ouçam com humildade e se concerte.
Porque a graça da vida é essa: Sempre estar se concertando.